Translate

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Produção textual

Produção textual:

Atividades: A história do saco; escrevendo uma história em segundos; construindo histórias
Como iniciar a produção textual?

Podemos iniciar criando histórias oralmente:
Sugestão 1: A história do saco
A professora leva em um saco objetos diversos.
Sentados em círculo a professora inicia uma história, e passa a vez (para continuar a história) para um aluno, ela tira um objeto do saco que deve entrar na história. (Assim a história ficará engraçada e chamará a atenção dos alunos). Essa sequência segue até os objetos acabarem.
Não esqueça de disser aos alunos que a história deve ter um inicio, meio e fim.

Sugestão 2: Escrevendo uma história em segundos
A professora combina com os alunos um tema para a história, os alunos sentados em seus lugares, uma folha é entregue ao primeiro aluno este terá 60 segundos para escrever, ou melhor iniciar a história. Terminando o tempo a folha passa para o aluno seguinte este lê o que está escrito e continua a história em 60 segundos, depois dobra a parte que o primeiro aluno escreveu e passa a um terceiro, (o aluno só poderá ler a última parte escrita, por isso não esqueça de dobrar a antepenúltima parte) assim segue até todos terem escrito na folha.
O professor lê a história criada por todos e discutem o que poderia ser modificado, agora cada um reescreve a história feita por todos (com as modificações necessárias, para a qualidade de texto).
A professora pode deixar no quadro anotado o nome dos personagens, lugar onde a história passa e principais acontecimentos para lembrar os alunos enquanto reescrevem.

Observação: você pode criar um livro com as histórias produzidas em aula (poderá fazer até uma noite de autógrafos) ; teatros; quadrinhos(com os quadrinhos feitos, você pode criar cartazes e expor para a comunidade escolar, ou criar um gibi); 


Construindo histórias








Nenhum comentário:

Postar um comentário